domingo, 2 de março de 2008

Médicos analisam 'relógio das doenças' em livro

Chamado de cronobiologia, esse ramo da medicina estuda o horário em que as doenças tendem a se manifestar.

Crises de asma são mais freqüentes durante a madrugada, principalmente entre as 3 horas e as 6 horas. Já no período seguinte, das 6 horas às 9 horas, há maior possibilidade de ocorrer enfarte ou acidente vascular cerebral (AVC). Pode parecer estranho, mas esse “relógio das doenças” existe e está sendo apresentado em livro, escrito por médicos de diversas especialidades.
Conhecido como cronobiologia, esse ramo da medicina estuda o horário em que as doenças tendem a se manifestar. “É uma especialidade muito recente, que começou a se desenvolver na segunda metade do século passado”, disse o organizador do livro, o pneumologista José Manoel Jansen.
“Quem faz plantão de madrugada tem muito claramente a percepção de que todas as doenças inflamatórias, incluindo as alergias, tendem a piorar de noite, assim como as mortes cirúrgicas e partos tendem a acontecer entre meia-noite e 3 horas da madrugada”, afirma Jansen, que também é professor de pneumologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Ainda segundo o “relógio das doenças” apresentado no livro, o número de enfartes e derrames é maior no início da manhã, entre as 8 horas e as 9 horas (veja quadro acima). A explicação é a de que durante a noite há uma queda na pressão, que aumenta com o despertar,provocado por uma série de comandos neurológicos do sistema nervoso central. Daí o aumento também dos casos de arritmias, anginas e tromboses nesse período.
No final do dia, por volta das 18h, são muito comuns os casos de osteoartrite - conhecida como artrose, corresponde a um grupo de problemas que provocam dores nas juntas, principalmente joelhos, quadris, mãos e coluna. “Para o diagnóstico, é importante saber a hora da dor. As doenças reumáticas têm sintomas parecidos. Se for de madrugada, é mais provável que seja gota. Caso seja no início da manhã, deve ser artrite reumatóide, que é causada por um processo inflamatório”, explicou Jansen.
A madrugada também é o horário mais comum para que as mulheres entrem em trabalho de parto (porque é a hora em que a mãe está mais relaxada), para que ocorram dores de úlcera e mortes cirúrgicas - cujo motivo ainda é desconhecido.

“A principal relação dos fenômenos biológicos com o tempo é feita com base na oscilação dia-noite, e esta participa dos mecanismos da vida, construindo os ritmos circadianos”, disse Jansen, acrescentando que a medicina da noite é filha da cronobiologia. “Entender que o organismo humano modifica-se à noite e que certas doenças expressam-se mais nesse período é um ganho do médico no trato com seus pacientes.”
SONO SAUDÁVEL
A questão do sono não poderia passar despercebida. Considerado um fenômeno vital - “tão necessário à manutenção da existência como o ato da alimentação” -, ele possibilita a recuperação das atividades física, intelectual e psíquica. Dada a importância do sono, os efeitos do não dormir, sem dúvida, requerem atenção médica, assim como os turnos de trabalho alternados.
Além da cronobiologia, os autores falam da aplicação da cronofarmacologia, que estuda os efeitos dos medicamentos em função das horas. Insulina e quimioterápicos são exemplos de remédios que podem ser administrados sob orientações do horário para melhorar a efetividade no tratamento.
LANÇAMENTO: O livro Medicina da Noite, da Cronobiologia à Prática Clínica, da Editora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), será lançado na primeira quinzena de abril, na Academia Brasileira de Medicina, no Rio. Terá 340 páginas. Matéria publicada no Estadão de 01/03/08.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Stats

Stat

Postagens populares

Live Traffic Feed

On Line

Live Traffic Map