quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Nova terapia para o transtorno de estresse pós-traumático é bem sucedida

Conhecida em inglês como PE, iniciais de (terapia da) Exposição Prolongada, se baseia em princípios da terapia cognitivo-comportamental, e centra-se na exposição imaginária da vítima ao evento traumático passado, de uma forma repetida, controlada e prolongada. 

Foca na disputa entre pensamentos invasivos e as tentativas do paciente em evitar as memórias traumáticas. Esta exposição permite ao paciente diferenciar entre o evento traumático que sofreu, e eventos que não são traumáticos, e dessa forma deixar de experimentar o mundo como um lugar perigoso. 
Ao final do processo, a terapia reforça os sentimentos de autocontrole e reduz a sensação de impotência que existe entre os pacientes. Vários estudos que examinaram a eficácia da técnica revelaram que leva a uma redução significativa dos sintomas pós-traumáticos em mais de 80% dos pacientes.
Foi criada e desenvolvida pela professora e psicóloga Edna B. Foa.

3 comentários:

  1. Gostei do seu blog, adoro psicologia...provavelmente voltarei aqui outras vezes! Grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olha, achei genial a tecnica, e me parece, eu que não entendo nada disso, mas tbm tenho meus traumas, que saber fazer essa DIFERENÇA, faz toda diferença..... né não?

    ResponderExcluir

Stats

Stat

Postagens populares

Live Traffic Feed

On Line

Live Traffic Map